segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Crise chega aos casamentos católicos

                                              (Foto: Encontro Cristão de Convivência Conjugal)


Os casamentos não-católicos aumentaram cerca de 21% desde o início do milénio. Em 2009, mais de metade dos casamentos realizados em Portugal não foram de índole católica. Enquanto que a percentagem de casamentos católicos, em 2000, beirava os 65%, hoje em dia não vai além dos 43%.  (Ver gráficos abaixo)




A estudante Rosa Pereira, de 26 anos, engrossa a lista de jovens que opta por um casamento não religioso. Não indo mais além do que uma cerimónia civil, Rosa explica que preferiu fazer “uma cerimónia mais íntima, afastada das festas que estão normalmente associadas ao casamento católico”. A jovem, que está a terminar uma licenciatura em Ciências da Comunicação, aponta as dificuldades financeiras actuais como principal causa para a diminuição das cerimónias tradicionais. “Um casamento pela Igreja fica muito caro. Não foi por isso que não optei por uma celebração católica, mas claro que influencia a decisão”, explica Rosa. 


Narcisa Freitas, de 29 anos, escolheu usar véu e grinalda e celebrar um casamento católico. “Como fui educada na religião católica fui idealizando desde pequena casar pela igreja, mais pelo compromisso que representa do que propriamente pela festa em si”, afirma Narcisa. Quanto à diminuição dos casamentos católicos, a jovem professora concorda com Rosa e aponta ainda uma outra causa: “Para além de ser muito caro, hoje em dia as pessoas não estão dispostas a assumir um compromisso sério em frente a tanta gente”.

Para consultar mais dados sobre este tema, consulte:

Sem comentários:

Enviar um comentário